Se você acaba de ganhar um filhote, então é o mais novo felizardo do pedaço. Um filhote é um dos presentes mais maravilhosos que se pode receber! Mas, a partir de agora, ele dependerá dos seus cuidados e do seu carinho. Os primeiros 15 dias serão uma fase de adaptação e, para recebê-lo bem, veja algumas dicas:
A SAÚDE: Consulte um médico-veterinário para deixar em dia tudo que é necessário para manter seu filhote sempre saudável, inclusive com relação às vacinas e vermifugação, além de receber orientação sobre os cuidados com a alimentação e com a socialização.
O AMBIENTE: Seu filhote vai precisar de uma caminha, de potes para ração e água, brinquedos de morder e ossinhos. É comum que eles estranhem seu novo lar nos primeiros dias, então deixe o seu novo cantinho bem confortável. Filhotes dormem até 80% do tempo até os 3 meses. Não o deixe muito tempo sozinho e fique atento para que as crianças não pensem que ele é um brinquedo!
BONS HÁBITOS: Treine seu filhote desde cedo a ter bons hábitos, evitando comportamentos indesejados, como roer objetos, morder pessoas, fazer as necessidades fora do local, entre outras. Opte pelo treinamento com recompensas para ações corretas, em vez de repreender ou dar tapinhas quando ele errar.
CUIDADOS: Filhotes são muito curiosos! Então, cuide para demarcar a área em que ele pode ficar sem correr perigo, restringindo seu acesso a fios elétricos, escadas, piscina, produtos de limpeza, objetos pequenos que podem ser engolidos, locais altos, entre outros. Seu cãozinho não precisa ficar o tempo todo restrito a um único lugar, pois eles precisam de espaço para brincar e se exercitar; mas esteja sempre atento a possíveis perigos.
Ganhar um filhote é maravilhoso e saiba que, para ele, você será a pessoa mais importante do mundo. Eles são capazes de entender seus gestos e perceber seus sentimentos. Esse cuidado e carinho vai nutrir um amor incondicional entre vocês e criar memórias que duram toda uma vida!