A maioria dos tutores de felinos já ouvir falar – e teme muito – o FIV (Feline Immunodeficiency Virus) e a FeLV (Feline Leukemia Virus), conhecidos também como o “HIV felino” e o “vírus da leucemia felina”, respectivamente.
Ambos causam doenças que afetam o sistema imunológico, tornando o gato mais propenso a infecções, lesões na pele, desnutrição, problemas de cicatrização, entre outros. Embora existam métodos de prevenção e também tratamentos que proporcionam qualidade de vida aos animais que as contraem, infelizmente elas não têm cura.
Mesmo parecendo com doenças que os humanos contraem, a FIV e a FeLV são doenças virais que atingem somente os felinos – e não causam problemas para os humanos. E, diferente do que muitos tutores acreditam, não são doenças típicas de gatos de rua. Embora eles sejam os mais atingidos, elas ocorrem também em gatos domésticos.
A forma mais comum de contrair FIV é por meio de contato com o sangue infectado, especialmente quando ocorrem brigas, arranhões ou coito com mordidas. Já a FeLV também pode ser transmitida por meio de secreções nasais, urina e fezes. O contágio também pode ocorrer pela amamentação ou por via placentária.
A castração ajuda a prevenir essas doenças, pois os animais se tornam mais dóceis e permanecem mais tempo em casa, o que diminui o contato com gatos desconhecidos.
Além disso, existe a vacina quíntupla, que protege o gato contra a FeLV e mais quatro outras doenças virais importantes e perigosas. Não existe no Brasil vacina disponível para a FIV.
A FeLV é mais agressiva que a FIV. A expectativa de vida costuma ser em torno de dois a três anos após o diagnóstico. Já no caso de FIV, a expectativa de vida pode ser bem maior.
Tenha em mente que ambas são doenças silenciosas. Por isso, leve seu gato para realizar exames de rotina e fique de olho em qualquer alteração, como excesso de cansaço, perda de peso, anemia, dificuldade de respirar, febre, problemas nas gengivas, entre outros.
FeLV e FIV são são doenças tratáveis – e seu cuidado e prevenção podem ajudar seu gato a viver com a qualidade que ele merece.
#medicinafelina #felv #fivfelv #retroviroses #medicinadefelinos